Buscar
  • Coletivo Por um Brasil Democrático CPBD

Nota do CPBD sobre o cancelamento da visita do Presidente Jair Bolsonaro à Nova York

No dia 03 de maio de 2019, foi feito o anúncio oficial do cancelamento da visita do Presidente Jair Bolsonaro à Nova York, onde ele receberia o prêmio de ‘Personalidade do Ano de 2019’, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, ao lado do Secretário de Estado da administração Trump, Mike Pompeo.

  Os motivos para o cancelamento nos enchem de orgulho e força para seguir na luta de defesa da democracia e do estado de direito no Brasil. Segundo a nota oficial, “em face da resistência e dos ataques deliberados do Prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade.”

   Por conta desta vitória, viemos, por meio desta, agradecer ao Prefeito de Nova York, Sr. Bill de Blasio e ao Senador no Estado de Nova York, Brad Hoylman, por seu envolvimento nesta causa e suporte aos ativistas. Aos cientistas e direção do Museu de História Natural de NY, que entenderam que não seria possível compactuar com a realização desse prêmio, e também as empresas que retiraram seu apoio: Bain & Company, Delta Airlines e Financial Times, aos acadêmicos que se pronunciaram e tantas pessoas que se incomodaram e agiram para que essa premiação não fosse adiante conforme planejada.

  Mas, sobretudo, queremos agradecer a luta de todos/as os/as ativistas que formaram e apoiaram a Coalizão #CancelBolsonaro, liderada por doze grupos nos EUA, de brasileiros/as organizados/as em resistência, grupos LGBTI e ambientalistas, que formaram uma rede poderosa de resistência. Fizeram frente ao governo que diariamente ataca os direitos humanos e promove políticas homofóbicas, racistas e sexistas, destruindo a proteção social aos trabalhadores/as e, promovendo a destruição do meio ambiente, da Amazônia em especial, e de seus povos originários em particular.

   São eles: Alerta NYC, Coletivo Humanas, Defend Democracy in Brazil, Earth Strike NYC, Extinction Rebellion Amazônia, Metropolitan Anarchist Coordination Council, Mulheres da Resistência no Exterior, Party for Socialism and Liberation- NY, Reclaim Pride, RevBilly & Stop Shopping Choir, Revolting Lesbians, Rise & Resist, United Against Racism & Fascism, United Artists & Activists Union.

    Essa luta também contou com redes ampliadas em outros países, muito apoio no próprio Brasil, de pessoas indignadas com uma premiação dada a alguém que não merece qualquer honraria. E essa luta transnacional está apenas iniciando! Temos uma ideologia que congrega uma vastidão de causas que se identificam com a preservação de uma vida digna e pelo respeito às diferenças. Nossa ideologia é agregadora, solidária, respeitosa a todos e todas. E por isso somos muitos e não iremos descansar enquanto os direitos estiverem ameaçados no Brasil.

   Com esta vitória, o Coletivo por um Brasil Democrático Los Angeles reconhece e saúda mais essa mostra de solidariedade internacional, que supera assimetrias entre norte e sul e promove redes de luta por direitos humanos e democracia em todo o mundo. As causas que lutamos são globais e os riscos que enfrentamos também. É por isso que as soluções virão da nossa luta coordenada e conjunta, ganha a partir de pequenas vitórias que vão mostrar que é impossível garantir a vida sem direitos e justiça.

Juntos/as somos fortes!

Coletivo Por Um Brasil Democrático (CPBD-LA)


0 visualização0 comentário